domingo, 5 de maio de 2013

Zanshin: Sempre pronto



Anyhaseo

Cena do filme O último Samurai. Samurai tem que ter os elementos do Zanshin.
Esses dias indo para o treino estavamos falando sobre os perigos do trânsito e sobre como ter zanshin ajuda estar sempre atento.
.
Em Campinas principalmente você NECESSITA dirigir em prontidão contínua pois domingueiros e motoristas de videogame pululam durante o dia e noite.
Essa prontidão e foco ao se realizar uma tarefa se chama Zanshin.
Você ter foco para começar e terminar uma tarefa também é ter zanshin.
Como inumeras pessoas no Brasil eu também tenho problemas com bancos e financeiros. Esses  dias tive que ir no banco encerrar uma conta chatissíma e  estava protelando há tempos.
Aí na hora pensei. Onde esta meu Zanshin. Preciso encerrar isso logo pois pode me gerar problemas no futuro. Eu comecei e vou terminar. E fui lá e ainda descobri que havia uma pequena divida engordando pelos juros e que eu demorasse mais  talvez hoje nem teria condições de pagar.
Com treino é a mesma coisa você tem que se disciplinar. Escolher um horário que consiga treinar e ir. Se começou termine. Mesmo que não tenha fim como o caminho das artes marciais.
Durante uma luta a falta de Zanshin assim como no trânsito e em muitas outras tarefas pode representar a morte. Você deu seu golpe e não esta atento ao que acontece ao redor pode ser atingido. Como diz meu Sensei: Na rua morre. Numa situação de perigo real em que você e NÃO HÁ ESPERANÇA DE VIDA ALÉM DA REAÇÃO e você não tiver zanshin,l você leva uma facada ou um tiro. Fora a confiança de saber como agir e como evitar determinadas situações que somente um espirito condiconado a ser vigilante pode te dar.
Elementos do Zanshin:

Shisei (postura);
Metsuke ( poder de observação visando antecipação );
Maai ( distância ); Kiai (energia concentrada);
Ki Musubi (conexão);
Kime (foco decisivo);
Riai (essência da técnica);
Kanken (intuição / conhecimento)



Abraços e Oss



David Mendes 


Canal do Youtube: Shotokan Sensei 


Nenhum comentário:

Postar um comentário