domingo, 17 de junho de 2012

O Demônio GRACIE








Vou te mostrar com quantos paus se faz uma canoa, te botar dentro dela e te mandar de volta pro Rio Iguaçu."
Ryan Gracie em discussão com Wallid Ismail em programa do Sérgio Mallandro

Este post tem como missão trazer a lembrança de um grande lutador a quem não o conheceu e a quem o conheceu e acompanhou.


Lembro-me que conheci Ryan após seu falecimento através de meu Senpai no Karate.Antes o conhecia pelo lado que foi construído pela nossa imprensa “pouco” tendenciosa  e sensacionalista.
Um pequeno parêntese. Existe uma musica chamada Freud Flintstone dos Engenheiros do Hawaii que fala sobre como nós e a mídia “construímos” a fama de determinada pessoa ou artista e depois desejamos sua destruição só pelo desejo de compensar nossas frustrações ou no caso da mídia por meia hora de IBOPE.
O que mais me chamou a atenção no Ryan foi sua garra e coragem de certa fama até a beira da insanidade.
Hoje temos pessoas que desafiam outras como Chael Sonnen. Mas o Ryan desafiava e fazia. Na luta contra Shungo Oyama ele falou o que faria e foi La e fez. Em outro dos momentos mais classicos ele gritou pelo judoca Yoshida o convocando para uma luta.
Em suas poucas lutas ele mostrou para o que estava no Ringue. Lutava com vontade e compensava os erros com paixão pelo que ele fazia. Quem dera que metade da galera que luta para marcar ponto tivesse a garra e sede do Ryan. Muitos lutadores que estão vivendo a total castração seriam resgatados.
Com o Ryan não tinha tempo ruim. Ele fazia o tempo ruim na vida dos oponentes. Em uma das lutas perdidas no MMA ele lutou com a costela quebrada. Perdeu mas não fugiu.
Ele se foi muito cedo. Com apenas 33 anos ele se foi O lutador deixou um filho Rayron Gracie e a seus fãs deixou um exemplo. Não só no ringue. Na vida pessoal fica o exemplo a todos do poder que as drogas têm e do quanto elas podem ser destrutivas e como uma pessoa que a mídia construiu como um vilão temível em seus últimos dias pode ser no lado pessoal um filho amoroso um atleta dedicado e um atuante nas causas sociais.

Agradecimentos:Canal do Youtube Junior Cavalheiro 


David Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário