segunda-feira, 21 de maio de 2012

Teoria e eficiência


Anyhaseo

Sensei André Bertel


Ontem compartilhei um vídeo de Sensei Masao Kagawa com amigos da academia e por incrível que pareça ouvi de um membro, que pelo simples fato de num ponto do vídeo o Sensei falar (ou ele interpretar que falou já que o audio estava em japonês) que na base Kokutsu o peso deve ser jogado 90% na perna de trás e 10% na da frente, ele era esquisito ou a base era esquisita.
Para se ter uma idéia da grandeza do Sensei Kagawa  ele passou pelo curso de instrutores da maior entidade de Karate do mundo a JKA.Curso do qual muitos desistiram. E houve até casos de que Senseis morreram durante o mesmo. Dando literalmente a vida pelo Karate.
Acho que é complicado perder tempo com essa discussão da base 10% para lá ou para cá ou julgar que uma defesa feita com a curvatura do braço a 85% ou 90%. Ou se em um soco o braço esta 5 milímetros para baixo ou para cima. Se o golpe for eficiente dane-se a plástica. A eficiência do golpe é neutralizar o adversário. Se ele neutralizar ele é bonito. Se ele for bonito plasticamente ele é uma coisa inútil. Também depende da genética do adversário a adequação dele ao golpe e a assimilação do seu coro ao Karate. É claro que devemos treinar para fazer sempre o correto. Essas mudanças serão feitas naturalmente pelo seu corpo. Não é também uma licença para fazer errado ou se qualquer modo.
Na verdade da até gosto ver uma pessoa executar um kata (forma) de forma, mesmo que travada e pesada, com eficiência. Hoje você vê uma competição de kata onde até o nome do kata é dito sem kime (de uma forma bem simples kime é “de forma decidida” também podendo ser poder ou foco). Tudo se resume estética e rapidez. Acreditar que a beleza do Karate é resumida em um kata do Luca Valdesi é um sofisma a ser combatido.
Diz um antigo ditado: O diabo esta nos detalhes. Se você se perder no lado detalhista e teórico do Karate você ira descobrir o que já tenho dito:”A letra mata”.Como diz um Sensei  em um post que li há um tempo atrás e no fórum do  Karateca.net: A filosofia do Karate é a partir do terceiro ou quarto Dan (Dan são os graus da faixa preta ).Até lá um bom Karateca tem que se garantir na luta.
Voltando ao inicio do papo. Chamar o Karate do Sensei Kagawa de “esquisito” além de ser uma afirmação de um grande equivoco é também de uma falta de respeito terrível para com um homem que fez pelo Karate e pelo seu próprio Karate feitos grandiosos. Feitos que milhares de Karatecas não se sacrificarão a fazer.

Oss
 
David Mendes é contra o Karate "teórico"!Karate é modo de vida!VIVA ELE!

Foto tirada do blog dineifaversani.blogspot.com
Vídeo do canal keishinkandojo do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário