segunda-feira, 9 de abril de 2012

Um Samurai nos anos 90




"Conheça a si mesmo, mantenha o controle, compreenda a si mesmo, prepare-se, limpe sua mente e mantenha o corpo em forma!"

Andy Hug

Anyhaseo!

Conheci Andy Hug quando ele após seu falecimento.Graças a vídeos da internet e um grande amigo e também fã de K-1 chamado Marcelo.Lembro me de ter visto uma de suas lutas em VHS de alguém que conhecia alguém que conhecia alguém que tinha TV a cabo e gravou a fita e de uma forma bem mais lenta era nossa forma de compartilhar arquivos.
K-1 basicamente é um torneio de MMA focado na luta em pé. Sem quedas,cotoveladas e clinches (aquelas “abraçadas “ que no boxe se usa muito com o intuito de uma trocação a curta distancia ou mesmo para dar uma parada na luta).Pelo estilo do Campeonato se tornou um prato cheio para Karatecas Kyokushinkaikan e lutadores de Muay Thai que são a grande maioria dos lutadores do K-1.
Lembro de uma das vinhetas do K-1 mostrar todas as Artes Marciais de trocação desde o Kickboxing passando por Muay Thay,Karate,Taekwondo etc.E você assistia e ainda assiste o torneio para ver qual delas ira reinar.
Assim como antes do MMA o UFC era o Jiu Jitsu contra o mundo.E isso foi o chamariz do UFC no início e levou o UFC na sua 3º edição ser considerado o programa de pay per view que mais segurança para investimento segundo a Forbes.
Eu mesmo acho que sem essa rivalidade saudável entre as artes o MMA nem nasceria.
Lembro me de passar as vezes tardes inteiras vendo K-1.Era tempos de grandes heróis das Artes Marciais como Peter Aerts,Jerome Le Banner,Mike Bernardo,Glaube Feitosa,Francisco Filho entre outros e mais tarde Remy Bonjasky e Semmy Schilt dos quais também sou grande fã.
Resumidamente Andy Hug entrou para o K-1 em 1993 e em 1996 ele foi Campeão e foi finalista em 97 e 98.Em 2000 ele abandonou os ringues para dois meses mais tarde falecer de leucemia.
Otoshi Kakato Geri na orelha de um cidadão
Em sua fantástica carreira venceu lutadores do calibre de Peter Aerts,Ernesto Hoost e Francisco Filho etc.Uma de suas lutas mais famosas foi a vitoria da final de 1996 contra Mike Bernardo(que infelizmente em 14 de fevereiro deste ano por depressão acabou cometendo suicídio) onde deu um lindo nocaute técnico com um Gedan Mawashi (low kick).
Técnica basica do chute
Ele também usava técnica de Karate Kyokushinkaikan chamada “Otoshi Kakato Geri” um chute que consiste em com o calcanhar de cima para baixo atingir a cabeça ou clavícula e o que estiver pela frente causando um estrago e por conseqüência o nocaute do adversário.Os americanos batizaram este chute de Axe Kick (chute machado).E como torcíamos por este chute que virou marca registrada do Andy em suas lutas.
Andy Hug deixou esposa e filho e um enorme legado no MMA e no Karate Kyokushin.Hoje dada a facilidade da internet diferente de minha época você consegue encontrar facilmente suas lutas(de K-1 e Kyokushin) na internet e vale a pena serem vistas assim como o grandioso K-1.O melhor torneio de trocação do mundo.
Melhores momentos de Andy Hug:




Parte 1

Parte 2



Creditos para o canal do Youtube depeche1972
Fonte da foto: http://www.andyhug.com
Fotos do chute fonte site shinkitaikarate.ca


Oss

David Mendes é escritor de fim de semana,amante das Artes Marciais e anda dormindo tarde para caramba!


Este post é dedicado a memória de Andy Hug e Mike Bernardo e que Deus possa consolar sempre suas famílias e fãs dessas irreparaveis perdas

Nenhum comentário:

Postar um comentário