quinta-feira, 12 de abril de 2012

O perigo da acomodação!A luta por pontos e a luta real


Anyhaseo 


Conversando com meu Senpai esta semana falávamos sobre pessoas que lutam por pontos e pessoas que lutam na real e pessoas que se escondem atrás das duas coisas e se omitem quando rola um kumite mais pesado.
Esses dias um conhecido de graduação alta estava falando ao meu Senpai que se fosse lutar um torneio de lutadores profissionais ele venceria fácil pois conhece técnicas secretas e pontos vitais onde basta apenas encostar para causar a morte dolorosa do adversário e esta era o motivo de não lutar.
Orientado a demonstrar no saco de pancada tal técnica ele desconversou e saiu do local de treino tal qual um ninja deixa o local do crime durante uma missão para matar um senhor feudal.
A gente conversa tanto sobre mitos e sobre a necessidade de se desmistificar as artes marciais hoje em dia e um camarada de graduação relevante falando uma bobagem dessas. Um artista que sua graduação o habilita a lecionar e dizendo essas bobagens. Que alunos ira formar?
O pior que as pessoas às vezes preferem crer em fantasias a crer na verdade.
Talvez seja o motivo de nas fantasias tudo ser mais leve e mais fácil.Eu digo treino “atirar uma bola de energia” e na hora de uma luta eu vou e digo ao meu adversário que conheço a técnica secreta,de com o poder do meu corpo projetar minha energia nele e ele foge da luta assim ,evitando o combate.
Como um Capoeirista que acha que se gingar bonito na frente do adversário , sem partir para o corpo a corpo, ira atemorizar seu inimigo e vencer a batalha sem lutar.
As pessoas preferem se acomodar em “contos de fadas” a trabalhar sua força física, mental, técnica e vontade diariamente para alcançar um nível melhor. Pois treinar uma determinada quantidade de socos todo dia ou de chutes, não é algo fácil. Negar suas vontades para se tornar alguém melhor do que você é hoje é algo difícil e demanda suor, sangue e humildade.
Uma vez conversando com um Jokyo Nim (aluno de Tae Kwon Do que leciona aulas ou que atinge o grau de faixa vermelha ou ponta vermelha em algumas famílias) e a quem tenho grande respeito ele me falou:Faixa é Poomsae!(forma do Tae Kwon do assim como o Karete possui o Kata o Kung Fu o Kati etc). Eu curto lutar!
Em termos concordo; mas acho radical demais o posicionamento, mas esse não é o ponto.
O ponto é que, apesar de viver há anos na mesma faixa, ele tinha Tae Kwon Do para enfrentar e vencer a academia toda exceto o Mestre, a contrapartida havia um aluno que era faixa preta que vivia falando de Dan (graduações da faixa preta) e tomava calor de faixa colorida.
Pois ele chegou na faixa preta e se acomodou. Assim como o amigo do começo do texto que chegou na preta (um grande mérito) mas parou para viver no universo das fabulas marciais e das políticas de graduação.
Duas verdades das artes marciais. Pontos não ganham lutas reais e lutar bonito simplesmente não é lutar de forma eficaz.Até já falei disso em outro post.
Exemplo:Uma vez lutei com um companheiro de treino e ele me deu quatro chutes na cabeça dos quais um foi um girado.No vestiário ele tentou zombar de mim e falou:Você viu? Te acertei três vezes na cabeça!
Eu obviamente respondi: Não foram três! Foram quatro (e chutes lindos mas sem potência e força) !Seu papel era me nocautear e você não conseguiu!Terminei a luta como comecei.Sem nenhum arranhão.E não zombando dele mas já tomei chutes mais fortes de mulheres e de adolescentes beeeeeeeeeeeemmmmm mais fortes hahahaha.
Já tomei uns nocautes técnicos de vomitar o café da manhã. No banheiro é claro!Foi encerrar a luta e falar. Mestre?Posso ir ao banheiro? La chegando acertei da porta o vomito no vaso. Mas de perder a consciência, graças a Deus, não.
Mas voltando ao foco do assunto...
Tem pessoas que se acomodam e nem para lutar por ponto servem e ficam criando folclore para viver deles e não lutar ou para esconder o verdadeiro motivo de não lutar. O motivo de ser ruim. Ou ter se tornado ruim por desleixo próprio.
Eu pra mim discípulo não pode trazer vergonha ao seu Mestre.
Então se você treina simplesmente para marcar pontos. Você esta fazendo algo errado. Você dever saber se virar num combate. Não deve ter uma arte de aparência e sim uma arte de verdade. O que adianta se você tem o maior “score” de pontos da academia se você ficar com medo de machucar a mãozinha no saco de pancadas. Ou desmaiar se seu ombro ou de um adversário deslocar durante a luta. Meu Mestre já teve que invadir dojang (local de luta ou treino de TKD) em campeonato, para colocar rótula de lutadores que nem eram seus alunos no lugar porque nem os enfermeiros não queriam se arriscar mexer no atleta machucado. Tem coisas que você pode acreditar que não é capaz, mas seus instintos o fazem capaz de ser. E tem que ter certeza do que esta fazendo.
Não se paute pelos outros, não minta a si mesmo e não se acomode.
Treine artes marciais. Entre na academia e deixe seu ego do lado de fora.
Dane-se que você é o Engenheiro Chefe do Prédio da Chrysler. La dentro você é um artista marcial e se você não souber se virar numa luta. Não adianta ser faixa X ou Y. Você é um NINGUÉM.
Como diz meu Mestre. Quer conversar? Compra uma Coca-Cola e uma pizza depois do treino e me chama!
Tem gente que entra no local de treino e fica falando de como ele virou o rei do Age of Empires e de como Upou seu Perfil do WOW ou de como estava duro o dia de treinamento com o Coaching de Finanças ou que foi ver a Palestra do Godri! No local de treino você tem que treinar!E treinar!E se o Mestre permitir você fala! E olha que tenho que me policiar nisto também. Tudo que falo serve para mim. Se não.Nem falaria.
Mas no mais sigamos treinando e nos aperfeiçoando. Quem se acomodou acorde, pois pode chegar a um tempo em que o corpo não lhe de mais as oportunidades de evoluir como hoje.
Como diz uma frase da Bíblia que fala sobre Israel se voltar as suas origens em aliança com Deus:
"Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também hoje vos anuncio que vos recompensarei em dobro."
 Zacarias 9:12
Se você tem esperança de ser um Mestre um dia então volte aos fundamentos e a essencia verdadeira do seu treino.
Existem diferenças entre ser:

Um faixa preta assim:



E um assim:



E é somente você quem define!


Oss




Fontes dos vídeos Youtube canais UchihaKensei e  voltio944
Fontes fotos: Google e http://dalmobushido.blogspot.com.br/

David Mendes é jogador de Street Fighter e Artista Marcial nas horas vagas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário