domingo, 25 de março de 2012

Bruce Lee:Verdade ou Mito?




Anyhaseo

 

 

 

 

“Acredite apenas 50% no que você vê nas Artes Marciais, e desacredite em 100% das coisas que você ouve”

Bruce Lee

 

"Se você tomar a pílula azul a história acaba e você acordará na sua cama, acreditando no que quiser acreditar. Se você tomar a pílula vermelha, ficará no País das Maravilhas e eu te mostrarei até onde vai a toca do coelho."

Morpheus (Matrix)

 

 

 

 

Alerta!!!!!!!!!!!

Só continue a ler se você escolheu a PÍLULA VERMELHA.

 

 

Bruce Lee foi um grande ator de artes marciais.

Desenhos de Bruce Lee em seu livro



Talvez se não fosse ele e seus sucessores muitas academias em principal de Wushu (Kung Fu) fechariam as portas.Bruce Lee foi um instrutor de Kung Fu. Bruce Lee até podia ser um filosofo pois tinha muitas frases boas.

Era um homem articulado e sabia vender a si mesmo.Sim realmente ele teve alguns discípulos mas nenhum que tenha um cartel diferente do dele em lutas.Geralmente não havia nem vídeos de demonstrações nas paginas de seus alunos.Em algumas paginas pesquisadas por mim nada mais era que lojas de diplomas online.

O que era comum nas paginas de seus alunos era o fato destes discípulos serem mestres em três ou quatro artes fora o Jeet Kune Do.Mas o Jeet Kune Do não ensina como derrubar um homem em 60 segundos (Eu também vi “Dragão-A história de Bruce Lee”)? Até pode ter o “passo a passo” mas parece que é uma arte (ou sistema de defesa pessoal) que sozinha não é algo que pareça eficaz.Ou “Mestres” de outras  artes gostam de soma-las ao currículo pois dado a genialidade cinematográfica de seu criador é uma arte que VENDE bem.

O estranho é que um destes alunos alega ser o presidente mundial da associação de Jeet Kune Do sendo que a mesma até como o Bruce Lee mesmo falava não é uma arte marcial e em seu livro Tao do Jeet Kune Do não registra nenhuma ordem hierárquica na mesma.O Tao do Jeet Kune Do que é o livro mais importante da “arte” não passa de um livro de rascunhos e anotações de Bruce Lee feito após sua morte para caçar níqueis.Se você pegar um Mestre como Nakayama para comparar.

Chega ser patético a comparação.Sensei Nakayama estudou anos.Escreveu onze livros (contando só a serie “O Melhor do Karate”) com milhares de fotografias,estudou Dinâmica e Mecânica para desenvolver os movimentos e tirar as arestas.Deixou o Karate eficiente e sem movimentos desnecessários e mesmo assim não roubou para si o Karate.Ele tinha nível técnico e intelectual para desenvolver sua própria arte e não o fez.Ele foi honesto com seus Mestres e sua arte.Mestre Choi Hong Hi (leia Xi Ron Ri) o criador [na verdade unificador das famílias marciais coreanas (outro dia falaremos disso)] do Tae Kwon do escreveu a Enciclopédia do Tae Kwon Do.Quinze livros com fotos e também varias explicações e aplicações de formas e de base da sua arte também.Fica difícil comparar.Então para ser mais “gentil” com a memória deste grande ator vamos pegar o exemplo de um estudioso de artes marciais americano (xará de Bruce Lee) chamado Bruce Tegner.Seu livro “Guia Completo de Kung Fu e Tai Chi” tem 370 movimentos fotografados.

Fotos de Bruce Tegner

Bruce Tegner fez um livro digamos assim caprichado todo dentro dos parâmetros necessários para se passar a idéia do Kung Fu mas mesmo assim não se compara a grandiosidade da arte Kung Fu que precisaria de mais de um livro para ser exemplificada. Pelas anotações de Bruce Lee ele era “antenado” com varias Artes Marciais e analisava muitas,dados os seus contatos com diversos Mestres para realização de seus filmes.Ele falava de Savate,Jiu Jitsu,Judo e muitas outras coisas.Mas seu “livro” chega ser um insulto a que pratica artes marciais dada a fraqueza de seu conteúdo.Seus desenhos poderiam ser mostrados ao lado de fotos explicativas com artistas marciais de verdade.Mas não houve tal preocupação de seus editores.Pode ser que hoje tenha alguma edição nova mais elaborada no quesito gráfico mas mesmo assim o conteúdo não é o bastante.Sem ofensas mas vi manuais de segurança privada com ensinos mais proveitosos

Não odeio o Bruce Lee na verdade sou um grande fã dele e tenho vários filmes dele.Apenas sou contra a forma que os americanos vendem ele.Os americanos o cobrem de mistérios maravilhosos como se ele fosse o único lutador imbatível do mundo.Na verdade na minha opinião Bruce não duraria muito num octógono de MMA hoje em dia.E não precisaria de nenhum campeão mundial para bater nele.Creio que qualquer lutador do card preliminar do UFC venceria ele sem dificuldade.

Para se ter uma idéia do numero de absurdos muitos americanos o vendem como o criador do MMA.Sendo que a família Gracie foi uma das precursoras de tal modalidade e criadora do UFC.

E você me pergunta:David, e os campeonatos que o Bruce participou?

Todos campeonatos que Bruce Lee participou ele nunca lutou.Sempre foram demonstrações de técnicas de defesa pessoal e de Jeet Kune Do.Em nenhum ele pôs a prova seu Jeet Kune Do,

E você me diz:David,que isso?Ele venceu Chuck Norris.

Eu respondo.Venceu sim mas através de uma lente Panavision em um de seus filmes.

Na vida real Chuck Norris foi lutador profissional e ganharia fácil de Bruce Lee.Como Chuck Norris mesmo disse isso em uma entrevista.

Antes que você pergunte o Chuck Norris nunca foi aluno de Bruce Lee.Ele mesmo já tinha algumas academias antes de Bruce Lee vir para America.Bruce Lee é faixa preta em Tang Soo Do uma Arte Marcial Coreana.

Por que os Americanos (Estadunidenses como desejar rsrs) fazem isto?

Os Estadunidenses gostam de puxar a sardinha para o prato deles. Foi assim com a criação do avião (Wright São considerados seus inventores pelo mundo e Santos Dumont reconhecido somente no Brasil e França como inventor do avião) e é assim com as Artes Marcias.Bruce Lee apesar de sua origem chinesa era cidadão Estadunidense e era um ótimo garoto propaganda do “American Way” estilo de vida dos americanos.Cobriram ele de mitos e de mistérios e criaram o ídolo perfeito a todos americanos.

E o soco de uma polegada?Este soco funciona?

Claro que funciona!Eu mesmo testei em um amigo!Ele penetra até um metro o corpo do adversário. É um soco usado no Wing Chun (um estilo de Wushu).Mas não é muito funcional.Em uma luta de MMA você tomaria umas quinze submissões antes de executar ele.É um soco de deslocamento e consiste no movimento do ombro de do quadril para empurrar seu adversário.

Agora as demais respostas é só ir buscar fora da Matrix.

 

Da minha parte só digo isto:

Sim,ele foi um grande ator e as Artes Marciais devem muito a ele como divulgador delas em seus filmes.

 

 

 

“A vida não é experimentada é meramente sobrevivida se você ficar fora do fogo”

Garth Brooks e Jenny Yates

 

Oss

 

David Mendes.Escritor de fim de semana e em muitas vezes não sabe fazer uso de pontuações pois contraiu a “Maldição Cigana da Escola Pública” uma doença raríssima.E é velho demais para chamar “Americano” de “Estadunidense”.E David Mendes ficou muito triste quando descobriu que Luta Livre era marmelada quando tinha 12 anos.

38 comentários:

  1. cara eu só li merda nisso ai só mentira !!!! kkkkkkkkkkkk e vc ainda se diz fã do mestre !! kkkk eu pratico jiu-jitsu e ja pratiquei muay thai e boxe, vc só falou lorota, o mestre Lee derrotaria esses lutadores do UFC sem dificuldade !!!! nao fala merda !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "eu pratico jiu-jitsu e ja pratiquei muay thai e boxe, vc só falou lorota"
      Gostei da coerencia em seu texto. Obrigado pela opinião ou a falta dela.

      Excluir
  2. Grato pela opinião, o assunto envolve a paixão (assuntos que mexem com a paixão são polêmicos) da maioria ou grande maioria de pessoas que começaram a praticar artes marciais.. Bruce Lee foi um grande estudioso de artes marciais, filosofo porém temos que nos guiar pelos fatos. Bruce Lee foi um ator. Não há registros históricos que nos de base para afirmar que ele foi um lutador profissional. Se você prestar atenção nos filmes notará erros de fundamentos fortes em seu Wushu. Ele foi um ator e divulgador das artes genial e um homem a frente de seu tempo (falo como fã) mas compara-lo a lutadores profissionais que treinam e vivem luta e da luta é falta de sabedoria. Não tem como comparar um atleta de alto rendimento como Jon Jones com Bruce Lee. É sonho de verão. Mas se tiver vídeos de lutas (não trechos de filmes, mas de lutas reais) de Bruce Lee serão bem vindos para analise.
    Oss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duvido até que ele, era faixa preta!
      Sei que os mestres da época, nunca
      lhe conferiram essa honra, e sim ele
      de fato era um cara, muito chato, nem
      os próprios colegas de treino não o su-
      portava, quem foi o ,mestre, coreano que
      lhe formou faixa preta? Pramim ele era
      apenas um peximo ator!!

      Excluir
  3. Comentarei este artigo com um artigo meu:

    Bruce Lee e o MMA nos dias de hoje

    Para muitos Lee foi o maior artista marcial que já existiu; para outros, foi fruto do cinema e para alguns só mais um bom praticante. Mas quem está realmente certo?
    Para tentar chegar a uma conclusão farei uma comparação com aquele que é considerado um dos maiores lutadores peso por peso do momento: George Saint Pierre.
    Escolhi o canadense GSP por ele ter um biotipo semelhante ao de Bruce. Todavia devemos ter em mente três grandes diferenças entre os dois:
    - cerca de 40 anos os separam. De lá para cá houve muita evolução técnica na arte de lutar, nos métodos de treinamento, no trabalho de rendimento físico e na medicina esportiva;
    - Lee era um artista marcial, visava o campo de batalha (budô), enquanto GSP é um lutador que trava seus embates sob as regras do MMA (mais especificamente do UFC);
    - de Bruce Lee só temos testemunhos e vídeos antigos (alguns caseiros) de algumas de suas demonstrações, como a que foi realizada em Long Beach (1964). Portanto há carência de informações sobre o real poder de combatividade de Lee. No caso de GSP a situação é totalmente contrária, existe farto material das suas lutas e treinamentos.
    Para compará-los utilizarei os seguintes critérios: velocidade, força dos golpes (atemi waza), rendimento físico e técnica de luta (ou marciais).
    No quesito velocidade pode ser observado em vídeos do Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=7sfvwHX6rOk) que em matéria de chutar e socar não há ninguém mais rápido do que Lee foi, inclusive em seu livro Tao of Jeet Kune Do, Lee afirma que velocidade é umas das principais características que o artista marcial deve buscar. George St. Pierre também é rápido, mas para mim neste item Lee é incomparável.
    Bruce Lee demonstra a força de seus golpes no seu famoso soco de uma polegada e em algumas demonstrações de quebramento e treinos de saco. Pelas suas lutas e treinos pode-se observar que GSP é um pegador no mínimo satisfatório. Aqui acredito que em termos de contundência, ficam elas por elas, lembrando que Bruce demonstrava o poder de seus golpes em alvos praticamente estáticos não permitindo uma melhor avaliação em termos de trocação.
    No que tange ao rendimento físico, Bruce praticava a mesma média de horas dos “tops” do MMA, tendo inclusive alcançado uma definição incrível. Mas o tempo não perdoa, hoje o treinamento de rendimento físico evoluiu muito, permitindo aos lutadores fazerem até mais de 15 minutos de combate intenso. Sem dúvida com o seu “gás” e explosão privilegiados GSP levaria a melhor.
    A técnica do GSP já é consagrada. O canadense se vira muito bem em qualquer situação, tem uma trocação afiada com os pés e mãos, sabe derrubar, sabe finalizar e principalmente sabe se defender além de ser estratégico, habilidoso e dono de um bom psicológico. Bruce certamente deveria ter uma técnica apurada para a época. Pode-se observar que era habilidoso e em seu livro evidencia muito do que é utilizado no MMA de hoje. Com as poucas informações documentadas disponíveis fica difícil comparar a sua técnica com a do canadense, até porque um visa competição e o outro visava situações reais de defesa pessoal. Mas levando em consideração a combatividade de modo geral e a experiência de luta acredito que a técnica do canadense seria superior.
    Finalizando, acredito que os ensinamentos de Bruce Lee são de grande valia para todos os praticantes de MMA, lutas ou artes marciais, inclusive no seu método Lee ressalta a importância do autoconhecimento. Se o Pequeno Dragão seria uma lenda nos ringues ou octógonos (lembrando que Lee se colocava como um artista marcial e não lutador) nunca saberemos realmente.
    Concluindo, a presente análise é muito sucinta e não cabe a um simples praticante fazer, mas sim por toda uma equipe de profissionais gabaritados, semelhante à turma do seriado CSI. Aqui só coloquei a minha singela opinião. OSS

    ResponderExcluir
  4. Já faz quase quarenta anos que Lee faleceu, no entanto o legado do Pequeno Dragão se mantém vivo.
    Para muitos Lee foi o maior artista marcial que já existiu; para outros, foi fruto do cinema e para alguns só mais um bom praticante. Mas quem está realmente certo?
    Para tentar chegar a uma conclusão farei uma comparação com aquele que é considerado um dos maiores lutadores peso por peso do momento: George Saint Pierre.
    Escolhi o canadense GSP por ele ter um biotipo semelhante ao de Bruce. Todavia devemos ter em mente três grandes diferenças entre os dois:
    - cerca de 40 anos os separam. De lá para cá houve muita evolução técnica na arte de lutar, nos métodos de treinamento, no trabalho de rendimento físico e na medicina esportiva;
    - Lee era um artista marcial, visava o campo de batalha (budô), enquanto GSP é um lutador que trava seus embates sob as regras do MMA (mais especificamente do UFC);
    - de Bruce Lee só temos testemunhos e vídeos antigos (alguns caseiros) de algumas de suas demonstrações, como a que foi realizada em Long Beach (1964). Portanto há carência de informações sobre o real poder de combatividade de Lee. No caso de GSP a situação é totalmente contrária, existe farto material das suas lutas e treinamentos.
    Para compará-los utilizarei os seguintes critérios: velocidade, força dos golpes (atemi waza), rendimento físico e técnica de luta (ou marciais).
    No quesito velocidade pode ser observado em vídeos do Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=7sfvwHX6rOk) que em matéria de chutar e socar não há ninguém mais rápido do que Lee foi, inclusive em seu livro Tao of Jeet Kune Do, Lee afirma que velocidade é umas das principais características que o artista marcial deve buscar. George St. Pierre também é rápido, mas para mim neste item Lee é incomparável.
    Bruce Lee demonstra a força de seus golpes no seu famoso soco de uma polegada e em algumas demonstrações de quebramento e treinos de saco. Pelas suas lutas e treinos pode-se observar que GSP é um pegador no mínimo satisfatório. Aqui acredito que em termos de contundência, ficam elas por elas, lembrando que Bruce demonstrava o poder de seus golpes em alvos praticamente estáticos não permitindo uma melhor avaliação em termos de trocação.
    No que tange ao rendimento físico, Bruce praticava a mesma média de horas dos “tops” do MMA, tendo inclusive alcançado uma definição incrível. Mas o tempo não perdoa, hoje o treinamento de rendimento físico evoluiu muito, permitindo aos lutadores fazerem até mais de 15 minutos de combate intenso. Sem dúvida com o seu “gás” e explosão privilegiados GSP levaria a melhor.
    A técnica do GSP já é consagrada. O canadense se vira muito bem em qualquer situação, tem uma trocação afiada com os pés e mãos, sabe derrubar, sabe finalizar e principalmente sabe se defender além de ser estratégico, habilidoso e dono de um bom psicológico. Bruce certamente deveria ter uma técnica apurada para a época. Pode-se observar que era habilidoso e em seu livro evidencia muito do que é utilizado no MMA de hoje. Com as poucas informações documentadas disponíveis fica difícil comparar a sua técnica com a do canadense, até porque um visa competição e o outro visava situações reais de defesa pessoal. Mas levando em consideração a combatividade de modo geral e a experiência de luta acredito que a técnica do canadense seria superior.
    Concluindo, a presente análise é muito sucinta e não cabe a um simples praticante fazer, mas sim por toda uma equipe de profissionais gabaritados, semelhante à turma do seriado CSI. Aqui só coloquei a minha singela opinião.

    ResponderExcluir
  5. na verdade verdadeira bruce lee foi um tipo de messias das artes marciais.
    se não fosse por ele concertesa não existiriam os mestres de grandes lutadores dos dias de hoje.como wanderlei silva minotauro Anderson e muitos outros.
    Brucce alem de ter uma graduaçao muito alta em kung fu Wing chun praticou kung fu e tai chi chuan com se pai ainda muito pequeno,praticou boxe ingles do qual conquistou 2 titulos em Hong kong,fez taweekondo,esgrima,jiu jitsu japones antigo,judo,kali silat com seu amigo Dan inosanto e estudou o resto em livros pois era um fanatico por arte marciais.
    Ele nasceu pra lutar seu 6ºsentido era pra lutas.
    Alem de ter um corpo filha da puta em alongamento e fibras.
    E na vida real ele era agressivo e porradeiro sim. pois veio fugido de Hong Kongo por bater em muitas gangues por la
    Formado em filosofia,teatro e gravando varios filmes parou com algumas arte que praticava e desenvolveu seu proprio estilo de luta o Jeet cune do.arte que não pode desenvolver por completo pois viria a morrer logo em seguida..

    ResponderExcluir
  6. Mas o davilao nao ta errado não,dizem que o dragão tinha possuido ele e que tinha lutado com um demonio em sonho antes de morrer.
    não credito nao.ele era mortal de carne e osso igual a nos,creio que um Bom lutador ai com duas faixa preta podia bater de frente com ele tranquilo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendam uma coisa, como ele mesmo disse(Bruce lee) um combate nao tem forma definida muitos dizem que bruce lee nao conseguiria vencer os lutadores de mma de hoje, rapaz o cara era o melhor e acabou vei , nao fiquem falando merda nao pow,queria ver vc e ele em um combate amigos na hora do do vamo ver e outra coisa, quer ver um exemplo anderson silva
      eu aposto que ninguem sabia que o chris aidman ia vencelo 2 vezes ninguem dizia nao pow,entendao bruce lee sabia de arte macial como ninguem cara , bruce lee no mma ia ser extrago pow o cara e mostro, nao eh so pq ele era cequinho e baixo ele tinha 1 metro e 60 e pesava apenas 65 quilos ele era um gigante entre os homens conhecido no mundo todo como o melhor em artes marciais do seculo 20 isso nao e para qualquer um nao pow entendao so rindo para nao chorar.

      Excluir
  7. Não há de fato como realizar comparações do Bruce Lee com os lutadores de hoje. As artes marciais evoluíram com o tempo e prova disso está aí nas lutas de MMA.
    Bruce Lee não tinha ao seu dispor as tecnologias que temos hoje em dia. Qualquer pessoa consegue publicar vídeos de fatos do dia-a-dia. O que restou para Bruce Lee foram testemunhos de pessoas que viram a força, flexibilidade e lutas deste grande mestre. Olha, na minha opinião é muito injusto comentarmos dúvidas sobre se ele era bom mesmo. Devemos respeito pelo legado que ele deixou para o mundo das artes marciais. Existe um velho ditado que diz: "Se você não tem competência, não se estabeleça." Acho que ele estabeleceu com competência seu legado. Temos que aplaudir! abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FAC acho que um grande Mestre se mostra por um grande legado. Exemplo Gichin Funakoshi, Nakayama, Kanazawa, Asai, Okuda geraram um legado impressionante de discipulos estes que hj em dia testemunham este legado levando a arte a frente e a sério. Porém Bruce só écaracterizado pelos que se aproveitam da mídia dele para se autopromoverem e ganhar dinheiro fácil com seu nome. Ele foi um grande ator pena que confundem o mestre das telas com o ser humano que ele foi. Mas a mídia em torno do nome dele vive disto.
      Abraço

      Excluir
    2. Não vamos esquecer do fantástico Morihei Ueshiba e do campeão da morte Oyama, estes sim mestres definitivos.
      Temos que lembrar que Lee morreu prematuramente com apenas 32 anos dificultando a chance deste deixar um legado de grandes alunos.

      Excluir
  8. Bruce lee era um cara muito a frente do tempo dele...

    Vivia numa época onde a principal arte marcial era o karatê e os campeonatos de luta se resumiam a dar socos na linha de cintura...

    bruce lee questionava isso e até mesmo o próprio kung-fu, ou melhor, as artes márcias de modo geral, ao qual ele achava que não estavam prontas para um combate real...

    quem não leu algumas das frases dele?!

    "Absorva o que for útil, rejeito o que for inútil. Acrescente o que é especificamente seu. O homem, criador individual, é sempre mais importante que qualquer estilo ou sistema estabelecido."

    "Como a água, um combate não pode ter forma definida."


    Bruce lee provavelmente não ganharia de lutadores como anderson silva, minotauro... pelo simples fato de ser leve e pequeno, talvez tivesse sucesso lutando com lutadores de pesos mais baixos...

    mas é inegável que ele era muito mais que um ator!!! a visão de "arte marcial" perfeita
    dele era parecida com o conceito de MMA que temos hoje...

    O jeet kune do é uma prova disso, tem karatê, kung fu, judo, kali, Jiu-jitsu, boxe... espetacular! ele pegou o melhor de cada arte marcial e criou seu "estilo"...

    Quem quiser conhecer melhor o jeet kune do... há diversos dvds que podem ser baixados pelo emule, do próprio discipulo do bruce lee!



    ResponderExcluir
  9. Lee sistematizou seu Jeet Kune Do (o livro está disponível para download completo em espanhol. Basta entrar no google e escrever: google.es. Quando aparecer sob o campo a palavra "español", clique em cima. Depois faça a busca e baixe seu livro).

    Desde que saiu a notícia de seu novo filme de aniversário, tenho lido diversos comentaristas perguntando como Bruce Lee se sairia hoje em dia, no mundo dos MMA e UFC. A resposta é simples: o estilo de Bruce Lee é arte marcial mista. Ele conhecia não apenas wing shu, mas boxe, esgrima, karatê, judô, técnicas de combate filipinas, vietnamitas, indonésias etc. Acredito que para seu porte físico, foi o mais completo lutador de todos os tempos. Ele só levou para o cinema aquilo que era em realidade.

    O estilo de Lee, segundo ele mesmo, era não ter estilo. Ele cultuava o vazio (seu livro é quase que uma adaptação do zen budismo e do taoísmo às artes marciais). Ele dizia que amoldava seu próprio estilo de luta de acordo com o próprio oponente, portanto, não podia jamais ser previsto. A surpresa era sua rotina.

    Bruce Lee não foi e é um mito à toa. Sua dedicação era espantosa, e treinava um mínimo de 8 horas por dia. Quando morreu, aos 33 anos, sua idade corporal/biológica, segundo especialistas, era em torno de 18 anos.

    Sua morte foi controversa. Recentemente li, por meio de um antigo praticante de kung fu, que Bruce Lee teria sido usuário de drogas como haxixe e ópio, assim como seu pai teria sido. Acho difícil, porque quem pratica esportes de alto desempenho (eu pratico), sabe que drogas minam a saúde e esgotam as energias, impedindo uma performance elevada.

    Independente de qualquer coisa, em seu ramo de atuação, Bruce Lee era gênio. Por isso deve ser respeitado e por isso os que somos fãs de seu trabalho devemos sempre zelar para que informações fidedignas sobre o mestre sejam disponibilizadas com o máximo de zelo possível.

    ResponderExcluir
  10. Qualquer lutador preliminar venceria Bruce Lee?!!
    Desumilde e equivocado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No nível em que está o nível de qualidade dos treinamentos hoje em dia receio que não.

      Excluir
  11. Voce esta no seu direito , muitos até hoje não acreditam em JESUS CRISTO, eu creio nos dois , o MESSIAS e o maior mestre de artes marciais que existiu ( BRUCE LEE ) com relação ao Jeet Kune Do ,se informe melhor , não se prenda as artes marciais japonesas somente ,como dizia LEE : amplie seus horizontes . Saudações .

    ResponderExcluir
  12. Galera obrigado pelos comentários. Independente de serem contra ou a favor acho interessante que meu post tenha trazido este debate até vocês. Como já falei esta discussão mexe com um ídolo e isso mexe com muitos sentimentos. É um assunto difícil a todos.

    ResponderExcluir
  13. Bruce em suas entrevistas bem claro que possuía dois tipos de treino, um para seus filmes, com o intuito de produzir beleza plástica e estética, e outro para combate real, de rua, de vida ou de morte, Os poucos vídeos que nos mostram os treinamentos de Bruce, nos mostra um Bruce muito rápido, veloz e eficiente. O próprio Chuck Norris reconheceu que ele treinava muito duro, com muito foco e brutalidade. Creio que ele seja um dos pais do MMA sim, pelo fato de, muitos anos antes dos Graces, ENFATIZAR O CORRETO CONDICIONAMENTO FÍSICO DO LUTADOR, SUA ALIMENTAÇÃO, E A IMPORTÃNCIA DO PRATICANTE MARCIAL NÃO SE LIMITAR A UM SÓ TIPO DE ESTILO. Até nos seus filmes ele ensinava esses conceitos, basta lembrar da cena com Karen Abdu Jabbar, no Jogo da Morte, e a cena com Samo Hung, em Operação Dragão, quando ambos são imobilizados por Bruce com técnicas de luta de chão. Creio também que , através de seus treinos com Yip Man, desenvolveu o '' ki '', a chamada '' energia interna '', que capacita o lutador desenvolver habilidades quase sobrenaturais [ basta vermos alguns documentários da Discovery sobre o Kung Fu na china para ficarmos de cabelos em pé! ] Creio, sim, que Bruce perdeu um pouco sua força como lutador nos seus últimos meses de vida, quando se tornou paranoico, passou a ter problemas familiares e profissionais, passou a ter amantes, e quando passou a consumir drogas como o haxixe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela opinião. Interessantíssimo ponto de vista

      Excluir
  14. Para fomentar a discussão o que acha da introdução do estilo Shaolin no MMA.Deem uma olhada: http://youtu.be/e8UrBsT_KYI

    ResponderExcluir
  15. Entendam uma coisa, como ele mesmo disse(Bruce lee) um combate nao tem forma definida muitos dizem que bruce lee nao conseguiria vencer os lutadores de mma de hoje, rapaz o cara era o melhor e acabou vei , nao fiquem falando merda nao pow,queria ver vc e ele em um combate amigos na hora do do vamo ver e outra coisa, quer ver um exemplo anderson silva
    eu aposto que ninguem sabia que o chris aidman ia vencelo 2 vezes ninguem dizia nao pow,entendao bruce lee sabia de arte macial como ninguem cara , bruce lee no mma ia ser extrago pow o cara e mostro, nao eh so pq ele era cequinho e baixo ele tinha 1 metro e 60 e pesava apenas 65 quilos ele era um gigante entre os homens conhecido no mundo todo como o melhor em artes marciais do seculo 20 isso nao e para qualquer um nao pow entendao so rindo para nao chorar.

    ResponderExcluir
  16. É muito fácil escrever sobre os mortos, argumentar que eram somente filmes, para desmerecê-lo, penso que não procede, pois, mesmo sendo filmes, duvido que o maior lutador da atualidade, possa fazer frente a agilidade de Bruce Lee, mesmo que seja num filme e com a tecnologia super avançada de hoje em dia, e se num filme, não conseguem superar a sua velocidade, mesmo com cenas editadas, sim, por que hoje as cenas são editadas, enquanto que naquela época, a precariedade era muito grande, e o orçamento baixíssimo!!!! Você disse que tem vários filmes dele, mas, ele fez somente quatro filmes completos!!!! Ah! E ele participou de competições algumas vezes, sim, no You Tube tem pelo menos um!!!! Abraçossss

    ResponderExcluir

  17. Começo por uma frase de John Ford (o diretor, em O homem que matou o facínora): - Quando a lenda é mais interessante que a verdade, eu fico com a lenda!

    Bruce Lee é a lenda, claro! _ E eu o respeito por isso, e pelo fato de ninguem no mundo popularizar as artes marciais mais do que ele. Ou seja, pelo que de fato ele foi, e não pelo que os fãs querem acreditar que ele foi.

    Não há nenhum combate (oficiail ou não) dele contra absolutamente nenhum grande lutador reconhecido (a não ser contra outros nomes do cinema; mas em atuações cinematográficas e não combates verdadeiros).

    Há alguns poucos vídeos de demonstrações de sua tecnica que, sejamos francos... não são nada impressionantes. Quase sempre o vemos aplicar o famoso "soco de uma polegada" em oponentes que se posicionam com as pernas paralelas (portanto se base sólida) e que esperam pacientemente serem atingidas. O único título do qual se tem notícia é o de campeão de boxe de Hong kong. Há um sempre relato de uma luta de rua contra um ilustre desconhecido o qual ele venceu em poucos instantes e, esse combate é sempre mencionado, dado a falta de algo realmente importante. Leiam sobre lutadores como Miyamoto Musashi e Masutatsu Oyama, e comparem suas biografias com a de Bruce Lee.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  18. O aquecimento diário de Lee consistia de 360 torções de cintura, 100 agachamentos, 200 torções inclinadas, 200 chutes de sapo, 100 “levantamentos de pernas”, 2000 chutes e 5000 socos. E era apenas o aquecimento. Não tenho dados dos treinos diários dele.Um chute lateral de Lee podia fazer um saco de pancadas de 136 Kg(!!!) ser lançado tão alto que chegava a atingir o teto! Os lutadores de MMA treinam assim ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois se possível posta a fonte deste aquecimento. não treino MMA e não posso dar dados de treinos mas pelo que vejo é bem mais funcional que este. Como eu falo falar do Bruce é algo que lida com paixão, amor e todo o misticismo criado em volta dele! Obrigado pelo comentário.

      Excluir
    2. Esse treino, para pessoa
      que não quer dizer muito.
      Muito exagero para alguém
      que só fazia filmes, nem o
      Anderson Silva treina assim
      e quando treina, pesado faz
      seu repouso adequado, sou
      PRF:de educação física e 4dan
      em karatê-do.Bruce Lee só um
      mal ator, mas bom garoto propa-
      ganda.

      Excluir
  19. Digo aos que falam por falar: - continuem a falar e a falar e a falar. Bruce lee é o marco divisório nas artes marciais e isso não vai mudar. Se seria invencível. Com certeza nenhum daqueles do seu tempo o venceriam em um combate real, até porque nenhum deles tinha uma rotina como a de Bruce Lee. Ele criou e desenvolveu equipamentos, inclusive adaptou máquinas de eletrochoque do tipo TENS para a pratica de ginástica passiva enquanto lia. Era muito além do seu tempo. Quem não sabe não fala, se cala para aprender um pouco de conhecimento para sí. Aos demais prisioneiros da ignorância, fica o meu lamento pelo lugar onde estão aprisionados.

    ResponderExcluir
  20. só vou falar uma coisa se colocasse bruce lee e um lutador de mma exemplo anderso silva , o anderson silva perderia e perderia feio vou dizer porque nos filmes do bruce lee nos anos 70 anos,estou dizendo anos 70 a tecnologia não era tao avançada como as que tem hoje então quando bruce lee ia fazer uma sena ele tinha que diminuir a velocidade dos seus golpes para que as cameras podessem capiturar seus golpes, e a gente já fica inprecionado com a velocidade dos seus golpes agora imagine em uma luta real onde ele usaria 100% da sua velocidade
    Um dos alunos de Bruce, Jesse Glover, contou que certa vez Lee foi desafiado por um faixa preta de judô e karatê que dizia que Bruce ofendia as artes marciais. Após recusar inúmeros desafios do (KARATECA), Bruce aceitou lutar. Segundo Jesse, Bruce iniciou a luta sem aquecer nenhuma parte de seu corpo, ao contrário do desafiante. Ainda, Glover disse: “eu nunca vi uma pessoa tão completamente destruída em um período de tempo tão curto, seu rosto parecia ter sido arrebentado por um bastão de baseball, o lado esquerdo era uma massa onde não se podia encontrar o olho e o lado direito não parecia muito melhor, a primeira coisa que perguntou foi a respeito de quanto tempo a luta tinha durado, para ele (o karateca), pareciam horas, mas o cronômetro mal marcava 11 segundos”.
    ah bruce lee foi desafiado por um faixa preta de judó e karate detalhes e o desafio foi na vida real e o cara ficou massacrado
    então quando for fazer um poste não se baseia apenas pelos filmes que você tem se baseia pelos livros e relatos ,porque filme é filme é tudo coreografado agora na vida real ja é outra historia

    ResponderExcluir
  21. ah esqueci de dizer que o wing shun estilo que o bruce lee praticava,tem 6 niveis e o bruce lee so completou só o 1ª nivel , e já massacrava lutadores faixas preta então imagine se ele completasse 3 dos 6 niveis o que aconteciria com esse lutadores de mma
    então voce realmente acha que lutadores de mma conseguiaria vencer bruce lee em uma luta real onde ele usaria 100% da sua capacidade

    ResponderExcluir
  22. e ai que esta o problema,de muitos imbecis q nao entende de artes marciais..acham q lutadores de mma sao os maximos.para se ter uma idea,bruce chegou a fazer flexessoes de bracos,com ate 130 kg na costas,isso pesando apenas 65 kg,q era seu peso...fazia flexessoes com apenas com o polegar e o indicador..alen de extremamente rapido,tinha muita forca fisica e agressividade..bruce nao lutava em campeonatos com regra,suas lutas eram praticanentes brigas de rua,onde sempre desafiado,e numca fujiu de desafio,,tudo q ele desenvolvia,colocava em pratica,com lutadores,de alto nivel,arrebentava todos eles,chegando quase matar um...lutadores de mma nao lutao nas ruas,as regras protegem eles..nenhum deses llutadores aguentaria,o treinamento de bruce..ja vi um video onde 2 lutadores de mma apanharao feio de de 5 pessos leigas,bruce batia em varias pessoas em briga de rua,com facilidade,devido a sua rapides sobre humana..vcs babacas parem de falar merda,sobre o grande mestre,disser q era um marqueteiro,q so era bom nos fimes. pesquise mais sobre a historia real dele,e parem de seren arrogantes achar q sabe tudo..quem tem sabe definir o que e bom,e o que e ruim...nao se esqueca,que muitos lutadores de mma bebem ,usam drogas,temos varios exemplos,como jhon jones e o falecido ryan gracie..bruce tinha uma vida e um alimentacao regrada nao bebia e usasa drogas.;derrotaria qualquer um com facilidade,numa briga real....abracos

    ResponderExcluir
  23. Mano, Davilão, percebi que vc é objetivo, gosta do que é prático e do que funciona, claro, hoje em dia luta reais exigem isso. Sou cientista, gosto de fidedignidade e também justiça, Bruce poderia perde para pessoas de hj, sim! Mas vc se esquece dos dados objetivos de Bruce Lee, OBJETIVOS!! ou seja real!! Comprovado!! SEM FIRULAS, sabe o que faria de Bruce um grande campeão em dias de hj?
    "VELOCIDADE, REFLEXO, CHUTES"
    Se vc for estudante de artes marciais, como acredito q é. Vai meditar no que te disse, e vai entender que na primeira sequencia do adversário de chutes e socos ou virce versa, essas 3 combinações q lhe falei definiriam a luta. É básico primordial necessário, para uma vitória. "Andeson Silva x Victor Belfort" e outros exemplos.
    Sei que vc ama competição e sua mente deseja respostas verdadeiras de Bruce Lee, mas vc interpreta pela observação objetiva do que foi é real dele, vai saber que ele é o único e uma referencia de lutador a ser seguido.
    "Absorva o que é útil para vc..." Sigo essas 3 ferramentas q ele ensinou*
    Viva kung Fu, Boxe, Muay Thai, jiu jutsu, judô, Karatê, capoeira... etc*
    Vamos ver se consegue refletir. Abç

    ResponderExcluir
  24. É isso ai Valdomiro , Bruce Lee é único , se a tanto tempo atrás fez tanto barulho assim imagina se tivesse nascido nos dias de hoje lembrando que os recursos na época tanto nos cinemas quanto no dia a dia pra se treinar eram muito , mas muito inferiores se comparados aos dias de hoje .
    Meu pai sempre me fala de um ditado que diz :" Depois da onça morta todos querem por a mão na boca dela e se dizerem grandes heróis ."

    ResponderExcluir
  25. Povo vcs acredita muito em ficção, bruce le , vamdame , stalone , schawzeneger e etc, eles não aguentaria nada no ufc, fazer filme de lutar é uma coisa e ringue outra esses atorzinhos ai tudo levaria uma peia danada, kkkkkk

    ResponderExcluir