terça-feira, 13 de março de 2012

Arte Marcial Fast Food!


Anyhaseo
Uma vez na antiga China um homem passeava pela rua e vendia pequenos livros com técnicas de luta.
Um jovem curioso por artes marciais comprou este livro e treinou ele durante muitos meses.
Fazia seus movimentos todos os dias. Um triste dia teve que defender sua família e acabou perdendo seus entes queridos. Vagou muitos anos até encontrar um Mestre e esse Mestre lhe falou:
Suas técnicas até funcionam, mas você escolheu o método mais fácil. Você fugiu de uma vida de disciplina, respeito e árduo treino para aprender ao seu bel prazer. Negou se caminhar com um instrutor, se recusou a ser corrigido e disciplinado. Você perdeu para seu orgulho e preguiça. Seu orgulho negou todos os grandes guerreiros que morreram para que esta arte chegasse até você. O jovem chorou.
Esta estória eu estou usando para ilustra o que vou falar agora.
Uns anos atrás um jovem Mestre visitou meu Mestre e lhe falou: Mestre, lute comigo?Meu Mestre estranhou: Há muito tempo não havia desafios em nossa cidade. Décadas inclusive. Meu mestre o convidou para entrar na academia e ele falou que não se tratava de um desafio e sim que queria testar suas habilidades. Havia treinado muitos anos e chegara a faixa preta, mas sentia que lhe faltava algo. Algo não estava bem para ele. Se sentia a mesma coisa de anos atrás. Quando havia começado a treinar. Meu Mestre aceitou a luta. Trancou as portas da academia e a luta começou. Minutos depois o jovem cai no Dojan . Ele se recupera e muito triste relata que além de graduado ele graduava pessoas. A diretoria de sua academia o ensinava que deveria corrigir o aluno uma vez, duas no máximo e na terceira deveria deixar o aluno fazer do jeito que bem entendesse pois tinham medo de perder o aluno , pois era uma academia famosa e precisa manter seus alunos. O freguês tem sempre razão. Do mesmo jeito que ensinava foi lhe ensinado no ínicio. Ele agradecido cumprimentou meu Mestre e com uma promessa de treinar e ser um Mestre melhor. O nome dele permanece em segredo até hoje.
Hoje vivemos num mundo capitalista povoado de academias, federações, mestres e alunos.
Muitas vezes têm que andar muito até achar uma academia séria, com pessoas sérias, muitas vezes uma academia bonita, parcelas cômodas com uniforme incluso e anos no mesmo local podem não representar um bom ensinamento e sim o mal das artes marciais fast food disfarçado.
Com o advento da internet vemos isto crescer severamente. A ponto de hoje oferecerem aulas virtuais o “tal” do “e-learning” com graduações podendo ser tiradas ao bel prazer do aluno quando tiver dinheiro para fazer o exame. Como o garoto que comprou o livrinho de técnicas no passado. Hoje numa academia séria com treinamento sério ainda há pessoas com dificuldade e que requerem mais atenção do Mestre que muitas vezes necessita deixar que outro aluno mais graduado guie a aula para acompanhar o jovem com dificuldade ou deixar um aluno mais graduado responsável por ele. Até que o mesmo comece assimilar a arte, lateralidade etc.
O pior é que eles se aproveitam de jovens que assistem filmes de artes marciais e desenhos, para de posse dessa boa vontade semear suas mentiras e sofismas.
Transformam estes jovens em massas de manobra fanáticos por suas academias e que não aceitam outras artes ou questionamentos, como fanáticos por futebol, e quando vêem um questionamento levam para o lado pessoal e sem bases argumentativas se envolvem em diálogos passionais de posse de sofismas, desafiam pessoas atrás de um computador ,e fogem quando se vêem de encontro com a verdade de na verdade serem piores que leigos.Você pode mentir para todos menos para si mesmo, pois cada um sabe onde o sapato aperta.
Como Sensei Higino fala:
”Pior que não saber lutar é pensar que sabe e acreditar nisto”
Quando vir uma academia assim analise. Veja se o testemunho de seu Mestre como homem e lutador. O mundo é cheio de medalhistas e campeões. Você tem que estar treinado para conhecer o verdadeiro. Às vezes não é um cara que chute bonito, mas um que saiba como usar sua genética a favor de si e transmitir isso. Mas vou parar, pois este é outro assunto.
Oss

David Mendes Amante das Artes Marciais já ocupa grau avançado em Tae Kwon do e Capoeira no jogo Tekken

Nenhum comentário:

Postar um comentário